segunda-feira, 30 de abril de 2012

AS ERVAS E SUAS PROPRIEDADES



CONTRA AS OLHEIRAS
Camomila – em 1 copo de água fervente, coloque 2 saquinhos de chá de camomila. Despejar o líqui8do em um prato fundo com algumas pedras de gelo. colocar sobre os olhos os saquinhos de chá gelado (ou chumaços de algodão) por uma hora. Também combate a insônia, cansaço e irritações nos olhos.

PARA CELULITE
Hera (trepadeira) – aplicar nas regiões afetadas cataplasmas de hera com folhas frescas picadas.

Marroio – para cada litro de água fervente colocar 35g de flores de marroio. Deixar em infusão por 10 minutos. Tomar um litro ao dia.

Mil folhas – além de combater a celulite pode ser empregado no tratamento de problemas circulatórios e na cicatrização de feridas. Para cada litro de água fervente colocar 50g de flores frescas. Deixar infundir por dez minutos. Beber duas xícaras ao dia.

Orégão – colocar em infusão por 10 minutos, 10g de flores em um litro de água. Beber duas xícaras de chá ao dia.

Valeriana – à noite, macerar 10g de raízes frescas em uma xícara de chá de água fria. Coar pela manhã e tomar. Preparar uma outra dose para ser ingerida à noite.

PARA ESTRIAS
Hera – cozinhar algumas folhas em água, esmagar e aplicar entre dois pedaços de tecido fino nas regiões afetadas. Em banhos, para relaxar ou tonificar.

PARA CABELOS
Alecrim – o chá recupera e mantém o brilho.

Babosa – a folha dá brilho e hidrata os fios, mas não é aconselhável para cabelos claros. Ela deve ser partida ao meio para a retirada do gel que existe em seu interior. Batido ao liquidificador, o gel deve ser passado no cabelo com massagens suaves. Deixar por alguns minutos e retirar com água.

Hera – o chá serve para dar brilho aos cabelos escuros. Preparar uma decocção com 20 folhas de hera em um litro de água. Deixar ferver, esperar esfriar e coar. Após a lavagem dos cabelos, enxaguar e aplicar o líquido na cabeça, utilizando as pontas dos dedos para não ferir o couro cabeludo. Secar como de costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!