terça-feira, 30 de novembro de 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS


Quando se fala em aromaterapia, algumas pessoas imaginam o cheiro a fragância , o perfume. A aromaterapia é a terapia através dos óleos essenciais. É a forma mais concentrada de energia vegetal.

Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados, que não podem ser confundidos com essências oleosas ( maceração de óleos vegetais nas ervas secas ) ou substâncias químicas que produzem aromas.

Os óleos essências são os hormônios da planta. São obtidos por um processo alquímico, onde representavam para os alquimistas a quintessência . É a extração do óleo contido na propria planta, presente em quantidades muito pequenas a partir de 0,01 %, dependendo da planta.

É a própria alma da planta, ou o Eu Superior da planta.

Na idade média, nos tempos de cólera os perfumistas raramente contraiam a doença, devido os óleos essenciais possuir propriedades anti-sépticas. Na visão da antroposofia, os óleos essenciais são produzidos pela atividade solar. São manifestações das forças cósmicas do fogo, produzidos pelo “Eu Cósmico” da planta, por isso indicados para o corpo astral.

Cada óleo tem um efeito curativo próprio, e , juntando o conhecimento das técnicas de preparo, a matéria-prima de qualidade e o conhecimento das necessidades pessoais do usuário, cria-se a energia necessária para que a saúde se restabeleça.

Os óleos essenciais são encontrados principalmente na França e na Índia. Foi na França, que o perfumista francês Maurice Gattefosse, consagrou o termo aromaterapia. Gattefosse entrou no mundo dos aromas como terapia, a partir de um acidente pessoal em seu laboratório, quando ao ter sua mão queimada, imediatamente mergulhou-a numa vasilha contendo óleo essencial de lavanda e espantou-se ao constatar não só o alívio do ardor, como também as boas condições de sua mão.

A aromaterapia age em diversos níveis :

  • Ação Alopática : devido à composição química dos óleos essenciais e suas propriedades anti-sépticas, estimulantes, calmantes, antinevralgicas e etc.

  • Ação Sutil : ao nível da informação, como os remédios homeopáticos e antroposóficos.

  • Ação Mental : efeitos a partir dos cheiros / aromas.

Chegamos á definição que Aromaterapia é a arte de curar através dos óleos essenciais. A ação terapêutica básica do óleo essencial consiste em fortalecer órgão e suas funções, aumentar as defesas do organismo, propiciar clima, fortalecer emoções, relembrar, propiciar prazer.

DESTILAÇÃO ALQUÍMICA

Os métodos de extração de óleos essenciais desde os mais antigos até os mais modernos foram muitos. Desde os mais antigos “enfleurage “ ( extração com uso de gorduras ) até por alambiques de vapor e com dióxido de carbono hipercítrico. A destilação alquímica nos permite comparar o processo com o desenvolvimento espiritual humano.

A destilação pode simbolizar a meditação ou o esforço da mente para subir ao plano das idéias arquetípicas. A destilação demonstra a interação constante das complementaridades, Matéria e Espírito. Neste caso o processo alquímico é dividido em quatro fases : (Extraído do livro The Magical and Ritual Use Of Perfumes de R.A.Miller e Iona Miller )

1. O Espírito alcança uma consciência separada da matéria.

2. Depois de algum tempo o espírito deseja identificar-se com todo o Universo e sublima, abandonando a Matéria.

3. A matéria, porém, atrai o Espírito de volta para si, percebendo que enriquecer a consciência dessa maneira faz parte do plano evolucionário da criação.

4. Os dois voltam a unir-se.

O processo continua até que o Espírito absorva completamente todas as lições da matéria, ao mesmo tempo em que esta é depurada. Cada destilação é um passo para frente. Na meditação, a consciência é gradual e dolorosamente expandida pela concentração e pelo esforço por uma relação correta, mas o processo é longo.

PRIMA MATÉRIA

Na alquimia é a matéria- prima ou a massa botânica bruta( plantas). Representa nossos complexos ou problemas mentais. É a base do trabalho que será exposta ao calor do elemento fogo na operação chamada CALCINATIO

CALCINATIO

No processo de desenvolvimento, o fogo vem da frustração de desejos instintivos o que leva ao desenvolvimento espiritual. O calor faz com que a essência ou alma se livre de identificações terrenas e comece a subir.

SOLUTIO

O que antes parecia sólido passa a ser líquido (solutio) e emerge numa forma rejuvenescida. Forçamos nossos limites, alcançamos novos estados de consciência. Elemento Água.

SUBLIMATIO

União c/Deus

É a operação do elemento Ar. Um processo de elevação que transforma a substancia menor em outra maior. O vapor contendo óleo volátil evapora para o alto do frasco, assim como o espírito eleva-se na meditação. Separa a alma do corpo. Espírito livre ainda está ligado às limitações da vida física (karmas obrigações, trabalho).

COAGULATIO

Corpo Imortal

O vapor resfria e condensa recoagulando a essência assumindo nova existência livre de impurezas

CIRCULATIO

QUANDO ESTÁ PRONTA PARA COMBINAR COM OUTRAS ESSÊNCIAS.

Vira novamente prima-matéria. Para aquisição de um corpo imortal é mais rodadas de destilação. A repetição dos movimentos ascendente e descendente traz o padrão de refinamento. Quando está devidamente purificada vai para a operação CONJUCTIO.

CONJUCTIO

Significa União, amizade, intimidade relacionamento. É a união da Alma com Deus.

O seu resultado é a Quintessência.

img

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!