quinta-feira, 25 de novembro de 2010


Autoiniciação

Autoiniciação é um termo errôneo atribuído por traduções mal-feitas e autores que quiseram simplificar as coisas, mas acabaram criando uma enorme confusão. Tenha em mente que a iniciação não faz de você um bruxo ou bruxa, mas a prática. Sem ela, você pode pegar um ritual de iniciação em algum site ou livro, e nada mudará.

Qual a definição conhecida de autoiniciação?

A autoiniciação nada mais é do que um ritual absolutamente formal de dedicação aos deuses.

Qual a definição de iniciação na Wicca?

A Wicca é uma religião iniciática e sacerdotal. Isso significa que, para ser wiccano, você deva ser iniciado nessa religião. Também significa que, a partir da sua iniciação, você é um sacerdote wiccano. Não existem “missas wiccanas” onde as pessoas assistem bocejando. A Wicca é uma religião participativa onde todos que dela fazem parte são seus sacerdotes.

Então para ser bruxo(a) eu preciso ser iniciado(a)??

Não necessariamente.

Qual o conceito original de iniciação?

Antes de mais nada, não acredite no que eu estou dizendo. Procure em livros de história, antropologia, mitologia etc etc etc. Iniciação é você ser aceito em um grupo (geralmente secreto), onde você recebe os ensinamentos e mistérios de tal grupo ou culto e, a partir dali, começa a fazer parte de tal grupo oficialmente. Também denomina todos aqueles momentos de nossas vidas quando passamos de um estágio a outro, espontaneamente ou não.

Não há nada de errado no CONCEITO da auto iniciação. O TERMO está errado. O certo seria dizer que você está realizando um ritual de DEDICAÇÃO aos deuses, seguindo a filosofia da Wicca.

Tal ritual de dedicação não invalida em nada a prática pessoal - muito pelo contrário - na maioria das vezes, a intensifica. A pessoa que faz um ritual de dedicação sozinha deve, em primeiro lugar, estar preparada para dedicar sua vida aos deuses. Em segundo lugar, deve-se buscar uma iniciação formal em um coven, caso deseje se aprofundar no sacerdócio e fazer parte de uma tradição, estando apta a iniciar pessoas novas na Arte e a fundar covens. Mas isto não é necessário! Você não vai morrer se não for iniciado(a) em um coven - pode continuar praticando normalmente e será um(a) bruxo(a) como qualquer outro(a). Só não será wiccano, uma questão totalmente insignificante se você está nesse caminho com sinceridade e por amor.

Repito, então, a frase com a qual iniciei este texto: uma autoiniciação nada mais é do que um ritual formal de dedicação aos deuses. Você estará afirmando, a partir desse dia, que sua vida foi entregue aos deuses antigos. Sabe, o que você faz no seu dia-a-dia é o que garante você como pagão ou não, e não um ritual que alguns pensam em fazer apenas para sair por aí dizendo “agora sou um bruxo”. Um ritual apenas não faz de ninguém um bruxo, mas sim tudo aquilo que você trabalhou antes dentro de você.

Por isso, é bastante comum dizer por aí que o melhor a fazer é praticar durante pelo menos 1 ano e 1 dia, caso você queira se iniciar. Mas esse tempo pré-determinado é o tempo mínimo que um coven exige para iniciar uma pessoa, e por quê? Porque esse é o período mínimo para o neófito vivenciar pelo menos uma roda do ano completa - a verdade é que ainda vai demorar muitos anos até ele receber uma iniciação. Pode até mesmo chegar a acontecer de a pessoa não ser iniciada, pois aquele não é o caminho que ela deseja com sinceridade.

Então caímos novamente na questão de quanto tempo uma pessoa deve esperar para fazer a sua iniciação, e vemos o quão difícil é responder a essa pergunta. Não tem ninguém para avaliar se você está sendo realmente sincero, a não ser você mesmo. Só que quem garante que você não está sendo parcial em sua análise? Será que você está realmente pronto ou é apenas uma vontade interior de satisfazer seu ego? Sabe, são questões assim que encafifam tudo.

Mais uma vez, chegamos à conclusão de que a iniciação é o de menos. O que você faz no seu dia-a-dia, como bruxa(o), é o que importa. Se você pudesse ser iniciada(o) hoje, você acha que estaria preparada(o)? Se sim, como pode ter certeza? Se não, como pode ter certeza? Acha que já tem o conhecimento necessário? Se não, corra atrás disso que você pense estar faltando. Se você anseia por uma iniciação, então é porque está longe do estado ideal para realizar uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!