Quem sou eu

Minha foto

"Sou uma Bruxa (palavra com muitos significados na linguagem comum) porque uso as energias da natureza e celebro seus ciclos. Meu convívio com estas forças é forte e harmonioso visto que busco nelas as energias para me nutrir e auxiliar a quem necessitar. Minha grande Catedral é o Cosmos e ali estão todas as crenças, religiões e doutrinas que preciso para a evolução da alma. Ali coloco meu coração e recebo as energias para ser feliz. Como Wicca, meu ritual é feito ao ar livre e tenho o Céu (Cosmos) como cobertura e ali referencio a grande Mãe que somada as energias masculinas do Deus Conífero, formam, a meu ver, o equilíbrio necessário entre as forças Yin e Yang"

Selo de Hécate

Selo de Hécate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A ERVA VIVA

As ervas possuem poderes e segredos que poucos mortais conhecem; com elas podemos curar, rejuvenescer, limpar, proteger, perfumar e temperar. Plantar ervas medicinais é com certeza amar com o mais verdadeiro amor. Plantar as ervas é estar protegido, curado e nutrido, é receber constante estímulo da natureza, assim realmente entenderemos a missão do Homem no Planeta Terra e o seu desenvolvimento espiritual.

img

Maly Caran - A Erva Viva em Corpo de Mulher

Minha querida irmã wiccana, Maly Caran é a feiticeira das ervas. Jornalista trabalha com ervas há mais de 20 anos, ministrando cursos no Brasil em espaços e universidades. Foi apresentadora do programa: Cheiro de Mato – TV Bandeirantes por 2 anos, e o programa : São Paulo Rural – Tv Cultura por 2 anos. É consultora de diversas revistas e consultora da Revista Boa Fluidos. Passa a vida da plantando seus jardins.

As ervas possuem poderes e segredos que poucos mortais conhecem; com elas podemos curar, rejuvenescer, limpar, proteger, perfumar e temperar

Mágico ! Não é muito simples, basta você plantá-las.

img

Plantar ervas medicinais é com certeza amar com o mais verdadeiro amor. para isso teremos que observar a Mãe Natureza, que planta para nós exatamente aquilo precisamos. Ela vibra solidariedade, milhares de sementes são carregadas pela ação do vento, mas somente aquelas que forem atraídas pelo solo naquele ponto e por suas próprias vibrações, é que alcançarão a germinação.

Estas são as mal faladas plantas daninhas, que de daninhas elas nada tem, muito pelo contrário, são plantas de podeer e de grande utilidade, que perigosamente tendem ao extermínio.

Plantar e conhecer ervas medicinais, é um trabalho de muito respeito com tudo o que está a nossa volta, é preparar a terra, é fazer o adubo, é alimentar a terra respeitando as plantas que nascem espontaneamente.

Cientistas e parapsicólogos que estudam o comportamento das plantas, provam que elas sofrem estranhas dores, têm sentimentos, gostam de musica melodiosa e são telepatas. Estes estudos tiveram início em 1966, quando Clive Backester, agente da CIA, especialista em máquinas de detectar mentiras, que mais por curiosidade do que propriamente pesquisa científica, ligou uma dessas máquinas a uma planta e colocou cada um dos eletrodos em cada lado de uma das folhas da planta que havia em seu escritório.

Ele pensou em queimar a folha e qual não foi sua surpresa quando o traçado do polígrafo deu um violento salto. A planta já havia respondido pelo seu medo, pelo pensamento de Backester, este fato, aparentemente pouco significativo, desencadeou um dos fenômenos mais surpreendentes e intrigantes da ciencia contemporânea.

Depois dessas considerações, podemos tomaar a decisão de plantar as nossas próprias ervas, conviver intimamente com elas e desvendar seus segredos

Plantar as ervas é estaqr protegido, curado e nutrido, é receber constante estímulo da natureza, assim realmente entenderemos a missão do Homem no Plantea terra e o seu desenvolvimento espiritual.

Eu tenho um convite a lhe fazer :

VAMOS PLANTAR ERVAS !

Cuidados Essenciais para o Cultivo das Ervas

O primeiro fator a ser considerado é a escolha de um locla adequado, que não precisa ser uma grande área, podemos cultivá-las em caixotes, jardineiras, grandes vassos, numa área do jardim, ou num pequeno quintal.

Importante que haja boa luminosidade, proteção aos ventops, água e vontade de por as mãos na terra. Você já pensou alguma vez em plantar couves, alfaces e tomates em vasos ? Pois esta e a última alternativa para quem mora em apartamento e nção dispõem de área maior. pode-se plantar as vgerduras e os temperos em diferentes recipientes; apenas o local deve ser luminoso.

Em qualquer lugar que plantemos, será importante obtermos boas mudas, seja através das sementesd, de pequenas estacas, divisão de touceiras, divisão de estolhos, rizomas ou bulbos.

img

Procedimentos normais :

  • Colocá-la em vaso ou água durante tres dias . Ou

  • Plantar as estacas em caixote coma reia bem molhada. E

  • Usar hormônios enraizadores naturais como :

1 - Suco de Tiririca (Cyperius Rotundus)
Bater em pilão ou em liquidificador um bom maço de Tiririca com um pouco de água.
Deixar as mudas (estacas) nesta solução por três dias.

2- Extrato de Madressilva (Lonicera Japonica)
Fazer maceração de folhas e flores da madressilva bem piladas com quantidade média de água, que dê para cobrir tudo. Isto durante 3 dias. Usar este extrato para enraizar mudas por estaquia.

OBS. Outra planta que pode ser usada para enraizamento é o Chorão. Usar folhas desta árvore como descrito no extrato acima.

As mudinhas sempre deverão passar um período que poderá ser de um mês a dois meses, poderemos transplantar as mudas já enraizadas para o local definitivo.

as plantas medicinais podem ser anuais bianuais e perenes. sabendo disso, quando realizar o projeto do horto medicinal, plantá-las de acordo com seu tempo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!