quinta-feira, 25 de novembro de 2010



Como saber se um coven é sério?

Sempre que alguém começa a buscar a Bruxaria, encontra a Wicca, que é a vertente mais “em voga” da Bruxaria atualmente. Quando descobre-se que para ser wiccano deve-se entrar em um coven, surge a dúvida: como saber se um coven é sério? Seguem algumas dicas.

- Se você já leu bastante sobre a religião, você já vai ter um certo conhecimento para “julgar”. O que determinado coven faz está de acordo com o que você aprendeu sobre a Wicca? Você aprendeu o suficiente? Você tem certeza de que o que tal coven está fazendo não diz respeito à Wicca? Baseado em que você pode fazer essas afirmações?

- Covens de menores de 18 anos não existem. Em primeiro lugar, porque os covens sérios só deixam entrar maiores de 18. Nada impede que pessoas mais novas juntem-se para estudar a Wicca ou/e a Bruxaria, mas não é um coven, especialmente porque não têm qualquer experiência para tal, nem foram iniciadas nem nada.

- Covens sérios jamais procurarão membros pela Internet, por revistas, jornais, lojas esotéricas e coisas do tipo, ao menos formalmente. A única forma de você entrar em um coven honesto é sendo convidado por alguém que lhe conheceu e viu em você alguém com sentimentos sinceros com relação à Arte, além de achar que seu perfil combina com o dos outros membros.

- Alguém lhe convidou para fazer parte de um coven? Como foi o convite? Vocês já se conhecem há tempos? Foi pela Internet? Vocês são amigos? Ele te conhece ou você conhece bem tal pessoa? Por que você acha que essa pessoa lhe convidou?

- Às vezes fazer parte de um grupo de estudos ou mesmo montar um pode ser mais satisfatório do que entrar em um coven propriamente dito. Procure começar com pessoas que estejam no mesmo nível de aprendizado que você e evite aqueles que acham que sabem muito mais do que todos, mas na verdade é tão aprendiz quanto.

- Confie sempre na sua intuição. Se algo não lhe cheira bem, afaste-se. Nosso coração sempre nos diz muito mais do que livros, regras e sites.

Como encontrar grupos e covens

Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar grupos do que há 5 ou 10 anos. Tudo porque a Bruxaria se popularizou e tudo o mais. A grande questão é que não há como ter um controle a respeito da existência de tais grupos, e por esse motivo é praticamente impossível saber quantosgrupos existem, ou onde eles estão.

Dentro da Wicca, geralmente os covens são secretos. Isso significa que você não verá sites de covens (com raras exceções, pois há covens que realizam um trabalho público de divulgação), comunidades no Orkut ou anúncios em jornal a respeito deles. Existem muitos grupos abertos, pois têm uma filosofia mais didática, então esses são os que você conseguirá contato mais fácil.

Quando eu digo que covens são secretos, o que quero dizer é que na minha rua pode existir um coven e eu não sei nada a respeito dele. Entendem? (se bem que na minha rua não tem conserteza ^^) A única maneira de conhecer um coven assim é conhecer alguém que faça parte dele e, se essa pessoa puder confiar em você, ela irá lhe contar ou mesmo lhe convidar para fazer parte. É assim que as coisas funcionam.

Sendo assim, quando alguém nos pergunta se conhecemos algum coven ou grupo de estudos na cidade tal, não temos como responder. O que a pessoa pode fazer é entrar em alguma comunidade do Orkut, e entrar em contato com as pessoas de lá, fazer amizades.

Mesmo escrevendo que você quer fazer parte de um grupo, é difícil encontrar, pois as pessoas podem ficar receosas. Isso acontece porque há muita gente atrás de covens somente pela modinha. Você precisa mostrar que quer isso de verdade, então troque ideias com as pessoas.

Desnecessário dizer também que é perigoso sair por aí perguntando sobre grupos, pois existe todo tipo de gente louca pelo mundo. Por isso, a única dica realmente útil que eu posso dar é: conheça as pessoas. Se você fizer amizade com alguém legal que também te achar bacana, e se essa pessoa tiver um coven ou grupo de estudos, ela naturalmente irá chamar você para fazer parte. E, se ela não tiver… quem sabe vocês não montam um grupo juntos?

Paciência e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!