Quem sou eu

Minha foto

"Sou uma Bruxa (palavra com muitos significados na linguagem comum) porque uso as energias da natureza e celebro seus ciclos. Meu convívio com estas forças é forte e harmonioso visto que busco nelas as energias para me nutrir e auxiliar a quem necessitar. Minha grande Catedral é o Cosmos e ali estão todas as crenças, religiões e doutrinas que preciso para a evolução da alma. Ali coloco meu coração e recebo as energias para ser feliz. Como Wicca, meu ritual é feito ao ar livre e tenho o Céu (Cosmos) como cobertura e ali referencio a grande Mãe que somada as energias masculinas do Deus Conífero, formam, a meu ver, o equilíbrio necessário entre as forças Yin e Yang"

Selo de Hécate

Selo de Hécate

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Metatron


Metatron (do hebraico מטטרון) é um anjo serafim, na tradição judaica e em algumas tradições cristãs, sendo tido como "O Anjo Supremo", Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade  e o Anjo da Morte. É mencionado em algumas passagens doTalmude, como escrivão Divino, é uma figura importante na mística judaica e muito comum em textos pós-bíblicos e ocultistas, que lhe atribuem a invenção do Tarot.


Origem

Um rabino judeu do seculo I, Elisha ben Abuyah, como relatado no Talmude, recebeu permissão divina para entrar no paraíso e viu Metatron sentado (um ação que no céu é permitida apenas ao próprio Deus). Elisha, então, exclamou "Há de fato dois poderes no céu!", julgando que Metatron também era um deus. Diante disso o anjo recebeu humildemente 60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era Deus. Outras aparições de Metatron na literatura clássica judaica é no Livro de Enoque onde ele desempenha o papel de "príncipe do mundo", e ganha as características sublimes que geralmente lhe são atribuídas.

Etimologia


Não existe consenso sobre o significado de seu nome, mas estudiosos afirmam que tem origem no termo Metatron Hekhalot-Merkabah que teria origem nas antigas palavras magicas hebraicas Adiriron e Dapdapiron. Outros sugerem que pode siginificar "O guardião do relógio" ou ainda "proteger". Também se sugere que foi retirado do nome persa Mithras. Em referencia ao Talmude por vezes Metatron é identificado como "YHWH menor". A palavra Metatron é numericamente equivalente a El Shaddai (Deus) em hebraico gematria , portanto, é dito que ele tem um "nome como o seu Mestre." Acredita-se que as poucas fontes que citam o nome Metatron, se explicam por ele adotar outros nomes.


Identidade



Ascensão de Enoque
Não há consenso geral mas é muito comum a associação de Metatron a Enoque, pai de Matusalém, antepassado de Noé, e um dos patriarcas bíblicos, a quem é atribuída uma vida relativamente curta se comparada com outros patriarcas. Segundo os cabalistas, Enoque teria sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, apos sua ascensão.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]

Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron, já que o Gênesis silencia sobre os motivos que levaram a Deus a tomar Enoque. Samael Aun Weor também imagina Metatron como Profeta Enoque, o Anjo que forneceu a humanidade com as 22 letras hebraicas e original Tarot , afirmando que o anjo vive nos mundos superiores na região Aziluth (O Caminho Iniciático no Arcano para Tarot e Kabbalah ). E de acordo com Johann Andreas Eisenmenger , Metatron transmite as ordens diárias de Deus para os anjos Gabriel e Sammael, sendo frequentemente identificado como irmão gêmeo de Sandalphon , que se diz ter sido o Elias. Há ainda o parecem de serem dois Metatrons, uma escrito com seis letras (מטטרון), e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser o Enoque transformado, aquele relatado como Escriba Divino; e o Metatron Primordial, uma emanação da "Causa das Causas", especificamente a décima e última emanação , identificado com o Presença Divina terrena. O que abre margem para a interpretação de que Metatron, seria não um individuo, mas um título ou ainda um ser de nível muito elevado. Mas a doutrina mais comum é a ideia de um único Enoque-Metatron, sendo o este uma Teofania. O que significa que ele não é uma divindade, mas Deus se manifesta diretamente em Metatron, e ele seria o ser mais próximo da divindade primordial. Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções. Mas é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora miguel muitas vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial. O famosos Anjo da Morte também é frequentemente associada a Metatron.


Misticismo e Ocultismo

Devido a seu caráter misterioso, e a ligação com o Livro de Enoque. O figura de Metatron recebeu um forte sincretismo, sendo frequentemente associada ao exoterismo e a mitologia. Sua figura é descrita por adeptos do cristianismo místico como o mais alto dos anjos tendo de 2,5 à 4 metros, e uma figura bastante imponente,com 72 asas, em 12 pares de 6, e um número incontável de olhos, dos quais precisa para executar sua enorme e vasta tarefa de velar pelo mundo inteiro. Nesse sentido, o anjo é tido como guardião universal e mantenedor do Universo.


Aparições


Jacó luta com o anjo de nome desconhecido.
Varias aparições bíblicas tem anjos não denominados, mas estes porem são enviados para tarefas importantes, aonde se supõe que somente um anjo de alta hierarquia poderia agir e alguns cabalistas frequentemente associão essas aparições a Metatron, sendo as mais conhecidas:


Cubo de Metatron

O cubo de Metatron, um dos componente da Flor da Vida, é composto de treze círculos, sendo cada círculo considerado um "nó" e ligado a outro por uma única linha reta, criando um total de 78 linhas. Assim, Metatron Cube é uma figura sólida derivada diretamente da "Fruit of Life". A primeira escrita cabalística Metatron disse ter criado este cubo de sua alma. Isto também é visto na arte cristã, onde ele aparece em seu peito ou flutuando por trás dele. Cubo de Metatron é também considerado um glifo sagrado, e às vezes é desenhado em torno de um objeto ou pessoa para proteger os poderes de demônios e satânico . Essa idéia também aparece na alquimia, em que o círculo era considerado um círculo de contenção ou de um círculo de criação.


Cultura popular
  • Na série de vídeo game Silent Hill , um símbolo recorrente na história é o talismã de Metatron, também chamado de Selo "Virun VII".
  • Metatron aparece como um personagem do filme Dogma (de Kevin Smith ), que é interpretado por Alan Rickman. Aqui ele é a voz do Senhor, que não podem falar diretamente aos humanos, porque sua voz é tão poderosa que mata as pessoas que a ouvem.
  • No romance Belas Maldições (de Terry Pratchett e Neil Gaiman ), Metatron aparece, também, como a voz do Senhor. A nota também explica seu papel de secretária do presidente imprensa. Um fato curioso neste livro que a Metatron fala de si mesmo no plural, dizendo "Nós somos os Metatron".
  • Metatron é o nome da segunda faixa da banda de rock progressivo The Mars Volta incluído no seu álbum The Bedlam Goliath.
  • Metatron é o mais alto posto na classe Assassino PVP MMORPG Shaiya online.
  • Metatron é o nome de uma banda de metal de El Salvador.
  • Na série de mangá "666 Satan", de Seishi Kishimoto, Metatron é um dos dez anjos da kabbalah santo representado por Cruz.
  • Na obra de Philip Pullman, Metatron é o regente d'A Autoridade, sendo o anjo mais poderoso dos universos.


Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!