Quem sou eu

Minha foto

"Sou uma Bruxa (palavra com muitos significados na linguagem comum) porque uso as energias da natureza e celebro seus ciclos. Meu convívio com estas forças é forte e harmonioso visto que busco nelas as energias para me nutrir e auxiliar a quem necessitar. Minha grande Catedral é o Cosmos e ali estão todas as crenças, religiões e doutrinas que preciso para a evolução da alma. Ali coloco meu coração e recebo as energias para ser feliz. Como Wicca, meu ritual é feito ao ar livre e tenho o Céu (Cosmos) como cobertura e ali referencio a grande Mãe que somada as energias masculinas do Deus Conífero, formam, a meu ver, o equilíbrio necessário entre as forças Yin e Yang"

Selo de Hécate

Selo de Hécate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



Tarot, a rota para construção do futuro

O Tarot é o mais antigo e poderoso Oráculo de todos os tempos.
Conta a lenda que antes do desaparecimento de Atlândida sob as águas, os sábios previram a tragédia e saíram em busca de outros povos para transmitir seus ensinamentos e passaram para os sacerdotes do Egito todo o conhecimento da civilização Atlante, dentre os quais o Tarot.

Naquela época, a ciência e a religião se achavam confundidas num só estudo, e todos os sábios, engenheiros, médicos, arquitetos, oficiais superiores, escribas, etc. chamavam-se "Iniciados". As instruções em todos os graus eram dadas nos Templos, a instrução mais elevada era dada no "Grande Templo do Egito" e a mais importante era a Astronomia que não era separada da Astrologia.

Visando manter em segredo os mistérios da "iniciação", os mestres ensinavam aos seus discípulos, por meio de pequenas lâminas de ouro que representavam os meses, as estações, os sígnos do Zodíaco, os planetas, o Sol, etc.. dessas lâminas surgiram as "Cartas do Tarot",

O Tarot é um alfabeto simbólico, mágico, formado arquetipos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente, uma ponte entre a alma e o espírito.

Tarot literalmente significa "Rota" ou, ainda, direção a ser tomada.
O conjunto de 78 cartas que denominamos de Arcanos = mistério, oculto, o que precisa ser desvelado, está dividido em dois grupos : 22 símbolos principais denominados Arcanos Maiores que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades, e 56 símbolos secundários denominados de Arcanos Menores, que determinam a direção e os objetivos conceituados nos Arcanos Maiores.

Um se relaciona com a VIDA, o arquétipo das idéias, e o outro com a FORMA, o arquétipo da realização. Ambos os conjuntos relatam a experiência humana: a construção do futuro.

O tarot é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos fatos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim.

Os símbolos do tarot são transposições arquetípicas de nosso comportamento. Tudo em nossa existência pode ser encontrado nos Arcanos doTarot, basta saber ler este maravilhoso alfabeto mágico.

Os 22 Arcanos Maiores, formam um conjunto de símbolos estruturados com atributos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade ornamental.
Os 56 Arcanos Menores, formam outro conjunto de símbolos estruturados com atributos sinalizadores e seccionados em quatro níveis, caracterizando-se pela simplicidade.

Os Arcanos Maiores se reportam à mente abstrata, ao mundo subjetivo, aos poderes da criação, diretos e árbitros, que a consciência manipula para seu universo; os Arcanos Menores se lançam à mente racional, ao mundo do objeto, aos poderes da concretização, independente da vontade e ação dos primeiros . Os Arcanos Maiores representam a energia de uma situação e os Arcanos Menores a forma dessa energia.

Namasté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!