quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



Tarot, a rota para construção do futuro

O Tarot é o mais antigo e poderoso Oráculo de todos os tempos.
Conta a lenda que antes do desaparecimento de Atlândida sob as águas, os sábios previram a tragédia e saíram em busca de outros povos para transmitir seus ensinamentos e passaram para os sacerdotes do Egito todo o conhecimento da civilização Atlante, dentre os quais o Tarot.

Naquela época, a ciência e a religião se achavam confundidas num só estudo, e todos os sábios, engenheiros, médicos, arquitetos, oficiais superiores, escribas, etc. chamavam-se "Iniciados". As instruções em todos os graus eram dadas nos Templos, a instrução mais elevada era dada no "Grande Templo do Egito" e a mais importante era a Astronomia que não era separada da Astrologia.

Visando manter em segredo os mistérios da "iniciação", os mestres ensinavam aos seus discípulos, por meio de pequenas lâminas de ouro que representavam os meses, as estações, os sígnos do Zodíaco, os planetas, o Sol, etc.. dessas lâminas surgiram as "Cartas do Tarot",

O Tarot é um alfabeto simbólico, mágico, formado arquetipos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente, uma ponte entre a alma e o espírito.

Tarot literalmente significa "Rota" ou, ainda, direção a ser tomada.
O conjunto de 78 cartas que denominamos de Arcanos = mistério, oculto, o que precisa ser desvelado, está dividido em dois grupos : 22 símbolos principais denominados Arcanos Maiores que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades, e 56 símbolos secundários denominados de Arcanos Menores, que determinam a direção e os objetivos conceituados nos Arcanos Maiores.

Um se relaciona com a VIDA, o arquétipo das idéias, e o outro com a FORMA, o arquétipo da realização. Ambos os conjuntos relatam a experiência humana: a construção do futuro.

O tarot é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos fatos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim.

Os símbolos do tarot são transposições arquetípicas de nosso comportamento. Tudo em nossa existência pode ser encontrado nos Arcanos doTarot, basta saber ler este maravilhoso alfabeto mágico.

Os 22 Arcanos Maiores, formam um conjunto de símbolos estruturados com atributos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade ornamental.
Os 56 Arcanos Menores, formam outro conjunto de símbolos estruturados com atributos sinalizadores e seccionados em quatro níveis, caracterizando-se pela simplicidade.

Os Arcanos Maiores se reportam à mente abstrata, ao mundo subjetivo, aos poderes da criação, diretos e árbitros, que a consciência manipula para seu universo; os Arcanos Menores se lançam à mente racional, ao mundo do objeto, aos poderes da concretização, independente da vontade e ação dos primeiros . Os Arcanos Maiores representam a energia de uma situação e os Arcanos Menores a forma dessa energia.

Namasté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blessed Be!